Eixos temáticos

O Congresso de Parques Sul-Americanos é um evento especializado de conteúdo educacional e experimental destinado a um público cujo trabalho impacta parques urbanos e recreação; Este conteúdo está dividido em 5 eixos temáticos.


5 eixos temáticos


Design e Planejamento

Qual é a importância dos princípios de design e processos de planejamento para parques? Nos Parques do Congresso, você pode encontrar tópicos específicos, tais como: áreas de playground, splash pads, parques para cães e muito mais, além de informações sobre processos intelectuais e criativos.

Economia e usos do espaço público

Além de serem espaços de lazer, os parques impulsionam a economia e geram empregos. Modelos bem-sucedidos de administração, promoção econômica e captação de recursos serão apresentados, mostrando a grande variedade de maneiras pelas quais um parque pode ser sustentável.

A cidade

As cidades são compostas de elementos que as tornam únicas: áreas de pedestres, bicicleta de recreio, espaço aberto e resiliência são algumas questões relacionadas ao parque urbano.

Saúde e Meio Ambiente

Você sabia que os parques trazem um número infinito de benefícios para a saúde? Além de nos convidar para a ativação física, eles são um lugar onde nos encontramos face a face com a natureza. As áreas verdes reduzem as taxas de depressão, ansiedade e estresse no trabalho; eles limpam o ar, melhoram a circulação do vento e regulam os padrões de chuva.

Função Pública e Participação do Cidadão

Os parques precisam de servidores públicos comprometidos com o espaço público, com as melhores práticas para sua implementação e sustentabilidade em conjunto com os cidadãos. Neste tema, serão apresentados modelos para incentivar a participação cidadã e estruturas que melhorem o atendimento público voltado aos parques.