Conferências Magisteriais

Você consegue imaginar todos os participantes do Congresso de Parques da América do Sul na mesma sala? Este é um momento que ninguém deve perder! Durante as palestras teremos especialistas em parques urbanos e espaços públicos; Eles vão falar sobre suas experiências profissionais e pessoais, bem como tocar questões de interesse comum para nossas cidades.

Guillermo Peñalosa

Bogotá,, Canadá/Colombia

Fundador - Cidades 8/80

Guillermo Peñalosa é apaixonado por cidades para todos os seus habitantes. Guillermo aconselha líderes e grupos de cidadãos sobre como criar cidades bem-sucedidas e comunidades saudáveis ​​para todos, independentemente da idade ou condição socioeconômica. Guillermo é o fundador e agora presidente da bem-sucedida organização canadense sem fins lucrativos Ciudades 8 80. Seus serviços de consultoria foram solicitados em mais de 350 cidades diferentes em todos os continentes. Antes de imigrar para o Canadá, Guillermo estava encarregado de Parques, Recreação e Esportes em Bogotá; durante esse período construiu mais de 200 parques e liderou a 'nova ciclovia,' maior parque temporária do mundo, 121 quilômetros de ruas sem carros, onde todos os domingos e feriados pessoas de todas as idades caminhar, andar de bicicleta, correr, apreciar a presença de cada um. William possui um Mestrado em Gestão pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que foi recentemente reconhecido como um dos "100 Alumni mais inspiradoras" na história da Escola de Gestão. Em 2014 Guillermo recebeu um Doutorado Honoris Causa escola de Arquitectura Paisagista e Planeamento Urbano da prestigiada universidade sueca, SLU. Este ano foi escolhido pela Planetizen como um dos 100 urbanistas mais transformadores e, recentemente, concedeu-lhe o Prêmio para o ano Distinguished individual pela Associação Mundial de Parques urbanos .

Itziar de Luisa

Ciudad de México,, México

Presidente Executivo - Associação de Colonos ZEDEC Santa Fe AC

Presidente Executivo da Associação de Colonos ZEDEC Santa Fe AC, representa moradores, corporações, universidades, escolas, lojas e hotéis, em projetos que melhoram a qualidade de vida na região. Interlocutor para questões urbanas de Santa Fé com prefeitos, Governo da Cidade do México e autoridades federais. Ele chefiou a proposta de vizinhança do Parque La Mexicana e participou da gestão e, finalmente, o acordo com o Chefe do Governo da Cidade do México, para a construção e operação do parque. Ele integrou planejadores legais, financeiros, urbanísticos e imobiliários. Ele preside o Comitê Técnico do Park Trust, encarregado da administração, marketing e operação do parque. Participa de projetos de mobilidade da cidade para melhorar o tráfego em Santa Fé, através da criação do Plano Diretor de Mobilidade, reordenamento de transporte público e pedestres. Colabora com a Segurança Pública para criar um corredor seguro na área, melhorando a colaboração entre a segurança privada e pública. Ele trabalhou em cargos operacionais e de marketing na Pepsi, Sonrics e Walt Disney. Ela se formou na Univ Iberoamericana em Tecnologia de Alimentos e tem especialização em Marketing no ITAM.

German Enríquez

León, México

Diretor Geral - Parque Metropolitano de León

Graduado em Engenharia Industrial e Sistemas pela Tec de Monterrey com mestrado em Engenharia Ambiental com especialização em resíduos e bioenergia pela Universidade Técnica da Dinamarca em Copenhague. Ele participou de projetos de sustentabilidade e ajuda humanitária em todo o mundo como colaborador da ONG Engineers Without Borders Chapter Denmark e como Diretor de Liaison na Direção de Gestão Ambiental do Município de León. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral do Patronato de Parque Ecológico Metropolitano de León e é professor do departamento de engenharia do Tecnológico de Monterrey, lecionando disciplinas sobre Mudanças Climáticas e Engenharia de Sistemas.

Mariana Prone

Salta, Argentina

Administrador da Unidade de Coordenação de Parques Urbanos da Província de Salta - Governo da Província de Salta

Bacharel em Turismo. Mestrado em Função de Turismo Público: sustentabilidade e competitividade. Mestre em Gestão de Destino e Empresas de Turismo. Trabalhou em diversas empresas do setor de turismo e consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Direção Nacional de Pré-Investimento (DINAPREI) -Min. Economia da nação Ele também é professor universitário. Foi Diretora de Planejamento de Turismo da Província de Salta entre 2001 e 2004, depois coordenando o Plano Diretor de Viagens e Turismo da Província. Ele também participou de diferentes equipes interdisciplinares para a elaboração de planos estratégicos territoriais e turísticos em seu país, Argentina. Ele tem experiência no desenvolvimento de produtos turísticos, como a Trilha Inca em Salta, sistemas de sinalização turística, hotéis temáticos e atrações turísticas. Há quatro anos, ele dirigiu a Unidade de Coordenação de Parques Urbanos de Salta, desenvolvendo um Modelo de Parque Urbano de sucesso.

Jorge Pérez-Jaramillo.

Medellín, Colombia

Ex-diretor - Departamento Administrativo de Planejamento de Medellín

Arquiteto com mais de 30 anos de experiência prática como arquiteto e planejador, ele foi diretor de planejamento de Medellin 2012-2015. Foi reitor das faculdades de arquitetura das universidades Pontifícia Bolivariana e Santo Tomás, em Medellín. Conselheiro sênior em muitos projetos de arquitetura e planejamento na Colômbia e no Brasil. Atualmente, ele está escrevendo um livro sobre a evolução urbana de Medellín para as publicações Turner México-Madri, que será publicado este ano. Visitando Fellow King's College, Cambridge 2017. Eleito recentemente como fellow no Centro Bellagio, na Itália, pela Fundação Rockefeller de agosto a setembro de 2019. Membro do Conselho Consultivo UCLU-UBUNTU, Cidades e Governos Locais Unidos desde fevereiro de 2019.

Jayne Miller

Pittsburgh, , Estados Unidos

Presidente - World Urban Parks

Jayne é o Presidente e CEO da Pittsburgh Parks Conservancy (PPC), uma organização de conservação de parques nacionalmente reconhecida nos Estados Unidos. O PPC foi fundado em 1996 por um grupo de cidadãos preocupados com a deterioração das condições nos parques históricos da cidade de Pittsburgh. Até o momento, o PPC arrecadou mais de US $ 112 milhões para os parques de Pittsburgh e concluiu 20 importantes projetos de melhoria. Atualmente ativo em 22 parques, o PPC está preparado para elevar ainda mais seu perfil; trabalhar com a cidade para um referendo sobre parques em 2019 e criar uma estrutura de governança unificada com o PPC responsável pela administração, operação e desenvolvimento de todos os parques de Pittsburgh. O Pittsburgh Park System é um sistema diversificado de parques com 4765 acres de parque que inclui 5 parques regionais históricos que representam mais de 2000 acres e enquadram o sistema do parque. De novembro de 2010 a fevereiro de 2018, Jayne atuou como Superintendente do Conselho de Recreação e Parques de Minneapolis (MPRB), reconhecido nacionalmente e credenciado pela CAPRA. O MPRB foi reconhecido nos últimos seis anos, 2013-2018, pelo Trust for Public Land como o sistema de parques número um nos Estados Unidos e nos últimos 3 anos, 2016-2018, pela National Recreation & Park Association como finalista da medalha de ouro. O MPRB é um sistema diversificado de terra e água que cobre 6.804 acres de parques e água, com 179 parques com 22 lagos que atendem a aproximadamente 23 milhões de visitantes por ano. Jayne é membro do conselho de diretores do World Urban Parks, atualmente como presidente do conselho de diretores, City Parks Alliance e Indiana University Executive Development Program. Ela também é comissária da Comissão de Credenciamento de Parques e Agências de Recreação e membro da Academia Americana de Administração de Parques e Recreação.